Quinhentismo brasileiro
O Quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento, durante o século XVI. É um movimento paralelo ao Classicismo português e possui ideias relacionadas ao Renascimento, que vivia o seu auge na Europa. A literatura do Quinhentismo tem como tema central os próprios objetivos da expansão marítima: a conquista material, na forma da literatura informativa das Grandes Navegações, e a conquista espiritual, resultante da política portuguesa da Contrarreforma e representada pela literatura jesuítica da Companhia de Jesus.
\/\/ SÍNTESE dos conteúdos estudados \/\/
- O Quinhentismo brasileiro deve ser considerado como parte da LITERATURA DE VIAGENS do Renascimento português. É mais apropriado falar de uma literatura sobre o Brasil que de "literatura brasileira".
- Principais manifestações literárias de nosso Quinhentismo: - a literatura informativa -- cartas, relatórios, diários de navegação, tratados e relatos históricos sobre a nova terra; - a literatura catequética do Pe. José de Anchieta. Apesar de sua finalidade pedagógico-catequética, possui um caráter literário propriamente dito --peças de teatro e ´poemas. A obra literária de Anchieta está ligada à tradição medieval (medida velha, teatro vicentino, concepção teocêntrica do mundo).
Alunos:Alex Bruno, Gabriel Monteiro, Arthur Lenin, Lucas Matheus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário